sexta-feira, 29 de maio de 2015

Retículo endoplasmático

   O retículo endoplasmático se estende a partir do envoltório nuclear, é constituído de duas partes, são achatados ou tubulares e interligados, uma das partes é chamada de retículo endoplasmático rugoso por conter ribossomos aderidos á ele na face voltada para o citosol, e a outra parte sem os ribossomos de retículo endoplasmático liso, participam nos processos de transporte celular. O seu desenvolvimento varia conforme sua atividade na célula, em células que não estão diretamente envolvidas com a produção de proteínas para exportação, o RE é pouco desenvolvido, porém, essas células serão ricas em ribossomos.
   Funções do RER:
      - Por apresentar muitos ribossomos, tem como função a produção de proteínas, essas que irão penetrar no próprio retículo e passarão para o complexo de golgi de onde serão endereçadas.
      - É no RER que as proteínas irão obter sua forma tridimensional.
     
   Funções REL:
      - Sintetiza lipídios, entre eles colesterol, triglicerídios e hormônios importantes como testosterona e estrógeno.
     - Nas células dos músculos essas organelas são bem desenvolvidas, pois servem de reservatório para íons cálcio, que participam das contrações musculares.
   
    As funções em comum ao Liso e ao Rugoso, são a produção de moléculas para substituir moléculas "velhas", tanto de lipídios quanto de proteínas, ou seja, a biogênese de membranas celulares. Também na formação de glicoproteínas, que seria a adição de carboidratos às proteínas das membranas.


Imagem do Retículo Endoplasmático Rugoso e Liso

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito17.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário