sexta-feira, 5 de junho de 2015

Citoesqueleto (microtúbulos)

  O citoesqueleto fica disperso no citosol das células eucarióticas, é uma armação que dá formato, mobilidade e sustentação à célula. É responsável também por movimentos celulares, como a formação de pseudópodos e deslocamento intracelular de organelas, cromossomos, vesículas e grânulos diversos.
  O citoesqueleto é constituído de três elementos: microtúbulos, filamentos intermediários e filamentos de actina. 
   *Microtúbulos: são rígidos, tubulares e constituídos de proteínas chamadas tubulinas, onde a extremidade "+"  pode ser montado e a extremidades "-"pode ser desmontado, conforme a necessidade da células, e isso ocorre a partir de um núcleo organizador, que varia conforme a classificação do microtúbulo.
        Os microtúbulos são classificados em:
  - Citoplasmáticos: formados quando a célula não está se dividindo, na interfase. Atuam na organização interna da célula, para que não haja uma "desordem". São formados através do núcleo organizador, o centrossomo, onde existe um por célula. Os centrossomos são formados por um par de pequenos microtúbulos e proteínas reguladoras.

 - Mitóticos: estão presentes durante a divisão celular, eles que serão responsáveis por distribuir o número de cromossomos igualmente para cada célula filha.

 - Ciliares: auxiliam na locomoção, estão presentes nos cílios e flagelos. São responsáveis pelo movimento de células como os espermatozoides e organismos unicelulares como o Paramecium.

  - Centríolares: podem ter a função de:
      - Formação de microtúbulos citoplasmáticos, quando presentes no centrossomo.
      - Formação de cílios e flagelos, quando presentes nos corpúsculos basais.

** Os microtúbulos tem como umas das funções mais importantes, o transporte de organelas, macromoléculas e vesículas, que acabam deslizando sobre eles para se locomoverem , com o auxilio de proteínas motoras que usam ATP, e as cinesinas(ou quinesina) e dineínas, que se ligam ao microtúbulos.
 

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA9DIAF/citoesqueleto




Estrutura do microtúbulo :

http://www.infoescola.com/citologia/citoesqueleto/


Estrutura do microtúbulo centriolares:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito26.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário