quinta-feira, 16 de abril de 2015

Proteínas

A maioria das funções das membranas depende de moléculas de proteínas. Certas proteínas que compõem as membranas funcionam como bombas seletivas, que regulam a passagem de íons e moléculas menores tanto para dentro quanto para fora da célula. Além disso, tais proteínas geram gradientes de prótons muito importantes para a produção de ATP. Outras delas, localizadas na superfície exterior, são capazes de identificar determinadas substâncias no meio, estimulando-a a reagir, como é o caso dos receptores hormonais. Além disso, algumas dessas proteínas atuam, ainda, como enzimas, catalisando diversas reações metabólicas. Encontramos principalmente duas formas de proteínas na membrana plasmática: proteínas integrais e as periféricas.

As proteínas integrais ou intrínsecas são inseridas na bicamada lipídica, participam do transporte entre membranas, pois atuam como carreadores (transportadores) ou formam os canais  da membrana celular.

As proteínas periféricas ou extrínsecas não estão inseridas na matriz fosfolipídica, mas localizam-se na periferia da membrana, ligando-se frouxamente, por forças eletrostáticas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário