quinta-feira, 16 de abril de 2015

Transportes

Os compostos hidrofóbicos solúveis nos lipídios, como por exemplo ácidos graxos, atravessam facilmente a membrana. Já as substâncias hidrofílicas, insolúveis no lipídios, penetram na célula com mais dificuldade. Com isso, as substâncias podem passar facilmente pela bicamada lipídica, ou precisarão de uma ajuda.
   Por fim teremos dois tipos de transporte, o passivo e o ativo.
   O transporte passivo vai ser de difusão simples e facilitada, a favor do gradiente, e a osmose será um tipo especial, sendo o transporte de solvente.
   * Difusão simples: é quando o soluto penetra na célula e sua concentração é menor no interior celular do que no meio externo, e sai da célula no caso contrário. Sem gasto de ATP.
          Exemplo: moléculas apolares (ácidos graxos, CO2, O2) e moléculas polares pequenas sem carga (ureia, água).

 
http://rachacuca.com.br/educacao/biologia/transporte-pelas-membranas/

    * Difusão facilitada: é mais rápida que a difusão simples. Esse tipo de transporte, ocorre de duas maneiras, através de proteínas de canal e permeases.
            As proteínas de canal alternam entre os estados aberto e fechado, podem ser dependentes de voltagem ou de ligante. E as permeases que também são proteínas, tem sítios específicos para os solutos que serão trasnportados. Essas também não utilizam ATP.
          Proteínas de canal:

http://rachacuca.com.br/educacao/biologia/transporte-pelas-membranas/


         Proteínas permeases:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito9.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário