sexta-feira, 24 de abril de 2015

Teoria de endossimbiose

    ** Para falarmos a seguir das próximas duas organelas, vamos abrir um parenteses e falar da sua origem aceita até nos dias de hoje, porque elas são mais diferenciadas das outras, não somente pela aparência, e função, mas também pela sua constituição (estrutura).

 A teoria de endossimbiose consiste que organelas como mitocôndrias e cloroplastos tenham sido originárias de organismos procariontes autótrofos. As mitocôndrias e cloroplastos apresentam DNA circular próprio, assim como as bactérias primitivas. Por apresentarem duas membranas, acredita-se que essas organelas tenham sido fagocitadas por uma célula primitiva, essa por alguma motivo não conseguiu degrada-lá. Esta seria a explicação do porque as organelas terem duas membranas, uma de origem da própria bactéria e a outra da parede do vacúolo fagocitário. Outra característica semelhante das bactérias com essas organelas, seria o tamanho, pois os procariontes são organismos bem menores que os eucariontes.
  Essa associação de endossimbiose (Simbiose - relação de benefício sem perdas entre espécies diferentes) deu certo, uma vez que uma não conseguiu viver sem a outra ao longo do tempo, as mitocôndrias fazendo a respiração celular e os cloroplastos fazendo a fotossíntese, isso sendo benéfico para ambas as partes. Lembrando que célula vegetal tem mitocôndrias e cloroplastos e célula animal apresentam somente mitocôndria.
  A seguir uma ilustração de como foi esse processo   :)

Figura: http://prokariotae.tripod.com/teoriaendossimbiotica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário