quinta-feira, 16 de abril de 2015

Cromatina e Nucléolo

Cromatina e Nucleoplasma
    O nucleoplasma é um fluido constituído de íons, vários tipos de enzimas e moléculas de ATP, dissolvidas em água, nele estão inseridos os filamentos de cromatina e o nucléolo.
   Cada cromossomo é formado por filamentos de cromatina. A cromatina é formada por uma única e longa molécula de DNA associada a várias moléculas de proteína(histonas). As histonas enovelam o DNA, compactando-o, formando a estrutura denominada nucleossoma. 
    Há 2 tipos de cromatina: a eucromatina, região com DNA ativo, que pode expressar proteínas e enzimas e a heterocromatina, região com DNA inativo, que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular. 
   Os cromossomos possuem vários genes dispostos linearmente. O gene é a unidade fundamental da hereditariedade e corresponde a uma sequência específica de nucleotídeo do DNA que pode ser codificada em proteína. Os cromossomos geralmente ocorrem aos pares nas células. 
    Figura de diferentes níveis de condensação do DNA:

(1) Cadeia simples de DNA . (2) Filamento de cromatina (DNA com histonas). (3) Cromatina condensada em interfase com centrómeros. (4) Cromatina condensada em prófase. (5) Cromossoma em metáfase.
Figura: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo2.php

Nucléolo
   O nucléolo é um corpúsculo denso e não delimitado por membrana. Nessa estrutura, concentra-se o ácido ribonucleico ribossômico (RNAr), ele pode variar sua estrutura dependendo de sua função, quanto a produção de ribossomos também. Do nucléolo que saem o RNAr combinado com proteínas para formar as subunidades ribossomais, passando pelos poros do núcleo para o citoplasma, lá participaram das sínteses proteicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário